Processo Seletivo 2021

Atualização [16.07.2021]: INSCRIÇÕES ABERTAS para o Processo Seletivo de Meio de Ano!

Acesse aqui o formulário de inscrição – somente após a leitura do edital abaixo!

EDITAL

O Cursinho Livre Caburé torna público o processo de inscrições para estudantes interessadas(os) em ingressar no Cursinho Popular no segundo semestre de 2021. A leitura desse documento é indispensável para toda(o) estudante que pretende se inscrever. Toda e qualquer informação e alteração sobre o processo seletivo para estudantes será comunicada por esse site e pelas páginas do cursinho no Facebook e Instagram. A leitura completa desse edital é indispensável para toda(o) estudante que pretende se candidatar.

1. Sobre o Cursinho

1.1 O Cursinho Livre Caburé é um cursinho pré-vestibular popular e totalmente gratuito em Araraquara, com o objetivo de complementar formação do estudante de baixa renda e facilitar seu ingresso no ensino superior. É um projeto autônomo de caráter sociocultural, mantido e conduzido por professores voluntários e não possui vínculo formal com prefeitura nem com qualquer instituição, seja pública ou privada. Todo o processo de seleção, inscrição e matrícula é também totalmente gratuito.

1.1.1 Todo o processo de seleção, inscrição e matrícula é também totalmente gratuito.

1.2 Em 2021, nossas aulas estão sendo realizadas integralmente no formato online, com o uso da plataforma Google Meet. Elas acontecem de segunda-feira à sexta-feira, das 19 às 22h (os horários podem sofrer alteração ao longo do ano).

1.2.1 Enquanto não houver imunização irrestrita para toda a população, o Cursinho Livre Caburé não retornará ao formato presencial das aulas.

1.3 Não há telefones de contato que respondem pelo cursinho; todo e qualquer contato com os responsáveis é feito pelo e-mail cursinhocabure@gmail.com ou através da página do Facebook “Cursinho Livre Caburé”.

1.4 É de responsabilidade exclusiva da(o) candidata(o) ficar atenta(o) ao e-mail cadastrado na inscrição. Todo e qualquer contato e comunicado da equipe do cursinho será feito somente por e-mail.

2. Requisitos

2.1 O Cursinho Livre Caburé é direcionado a estudantes de baixa renda de Araraquara e região. Poderão submeter-se à seleção as(os) estudantes(os) interessadas(os) que já tenham concluído o Ensino Médio (ou equivalente) ou que estejam regularmente matriculadas(os) na 3ª série do Ensino Médio durante o ano de 2021. A seleção será feita de acordo com os critérios discriminados no item 3.

3. Critérios de seleção

3.1 Não há prova em nenhuma etapa dos processos seletivos do Cursinho Livre Caburé. A seleção será feita exclusivamente a partir de pontuação atribuída com base nos seguintes critérios socioeconômicos: a) Renda e gastos familiares (conforme descritas no item 4); b) Tipo de instituição de ensino na qual estuda ou estudou (Pública, Privada com bolsa, Privada sem bolsa); c) Situação habitacional da família (casa própria, alugada, cedida, financiada, irregular); d) Benefícios sociais; e) Situação profissional do candidato; f) Sexualidade; g) Gênero; h) Raça.

4. Documentos exigidos para inscrição

4.1 Para a inscrição, os documentos listados abaixo devem ser anexados no momento do preenchimento da inscrição online, através do envio de foto ou cópia digitalizada. Não será considerada a inscrição realizada sem o envio de documentos ou com a documentação incompleta!

A) Comprovantes de renda dos 3 últimos meses de todos os moradores da casa que exercem atividade remunerada; B) Caso algum morador for profissional autônomo, enviar foto ou digitalização de declaração escrita a próprio punho, informando ocupação e renda mensal. Não é necessário reconhecer firma.
C) Contas de água, energia, internet/telefone dos 3 últimos meses; D) Boletos ou notas fiscais de gastos fixos mensais (cursos, medicamentos, tratamentos, aluguel, plano de saúde, etc. – apenas do último mês);
E) Comprovantes de todos os financiamentos (apenas do último mês); F) Caso existam outros gastos fixos relevantes (além dos descritos nos itens anteriores), enviar comprovante no momento da inscrição.

Informações importantes: pedimos atenção especial para essa etapa. Para realizar a inscrição, basta acessar o nosso formulário online. Para completar os dados, é preciso ter uma conta Google. Após preencher suas informações, o formulário pede o upload (envio) da documentação necessária, acima detalhada. Basta enviar fotos dos seus documentos ou escanear (digitalizar) e enviar.

Favor usar imagens em que sejam realmente legíveis os valores em reais aos quais o documento se refere. Durante o processo seletivo, poderemos entrar em contato com o candidato a qualquer momento via e-mail para solicitar reenvio de documentação ou confirmação de informações, se necessário. As informações declaradas devem ser verdadeiras sob pena de processo jurídico de acordo com o Art. 299 da Lei nº 2.848.

5. Inscrições

5.1 As inscrições serão aceitas entre os dias 16/07/2021 e 24/07/2021 e acontecerão exclusivamente online, através do formulário online (clique aqui para abrir).

5.2 O envio online dos documentos descritos no item 4 deste edital é obrigatório. Não será possível enviar a inscrição sem o envio dos documentos. Não há inscrição presencial em nenhum momento do processo seletivo.

6. Convocação

6.1 A convocação será realizada exclusivamente via e-mail no dia 30/07/2021. É de responsabilidade da(o) candidata(o) ficar atenta(o) ao e-mail cadastrado na inscrição.

7. Matrícula

7.1 A matrícula será feita de forma online, no dia 02/08/2021. Para a matrícula, exigem-se documentos de identificação e comprovante de residência. Todas as orientações necessárias para a matrícula online serão informadas exclusivamente por e-mail aos estudantes convocados.

8. Período letivo

8.1 As aulas de nosso cursinho pré-vestibular serão retomadas no dia 02/08/2021 e as demais instruções serão enviadas exclusivamente por e-mail aos estudantes matriculados.

8.1.1 O ano letivo foi iniciado no dia 29/03/2021, portanto as(os) convocadas(os) neste edital farão parte de uma turma de alunos que já está com as aulas em andamento.

8.1.2 Os estudantes que ingressarem no segundo semestre terão acesso a um drive do Cursinho Livre Caburé, que armazena as aulas gravadas e os materiais utilizados durante o primeiro semestre de 2021.

8.2 O período letivo do nosso cursinho tem duração de nove meses (abril a dezembro).

9. Lista de espera

9.1 Caso as vagas não sejam preenchidas ou se houver desistências, serão convocadas(os) as(os) candidatas(os) da lista de espera. As novas convocações feitas a partir da lista de espera serão realizadas exclusiva e individualmente por e-mail.

10. Vagas

10.1 Serão oferecidas 20 vagas para o segundo semestre de 2021, que serão preenchidas de acordo com os critérios estabelecidos nos itens 2 e 3 do presente edital.

11. Atribuições do estudante

11.1 Frequentar regularmente as aulas, que serão ministradas de forma remota, de segunda a sexta-feira, das 20h às 21h, obtendo um mínimo de 70% de presença mensal em cada disciplina.

11.2 Inscrever-se em pelo menos um exame (vestibular ou Enem).

11.3 Responsabilizar-se por verificar o e-mail cadastrado na inscrição para garantir que receba todo comunicado da equipe do Cursinho Livre Caburé.

11.4 Responsabilizar-se por verificar datas de inscrições para vestibulares do seu interesse, bem como das provas e convocações.

11.5 Informar à equipe caso desista da vaga no Cursinho Livre Caburé.

12. Passe Escolar

12.1 Por não se tratar de curso de ensino regular, o Cursinho Livre Caburé não assegura o direito ao passe escolar nos ônibus que circulam no município e intermunicipais.

Obrigade pela leitura. Precisa entrar em contato?

✏ Não há telefones que respondem pelo cursinho! Estamos à disposição para atender dúvidas e demais necessidades, no inbox da página no Facebook, ou pelo e-mail cursinhocabure@gmail.com - conte conosco! 😉

Leia e salve o edital na íntegra aqui