Nota de solidariedade: #VidasNegrasImportam!

🔥 SOLIDARIEDADE ÀS LUTAS ANTIRRACISTAS! ✊🏿✊🏾✊🏼

Estamos vivendo em meio ao acirramento das lutas contra o genocídio negro, evidenciado pelas últimas brutais mortes praticadas pela polícia, João Pedro, morto dentro de casa no morro do Salgueiro/RJ e George Floyd, asfixiado por policial branco na cidade de Minneapolis. Tanto aqui no Brasil quanto nos EUA, o Estado é responsável por práticas de extermínio contra a população negra e periférica.

Segundo o “Atlas da Violência 2019”, organizado pela Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2007 e 2017, o número de homicídios entre pessoas negras aumentou 33,1%. Somente em 2017, das 65.602 vítimas de homicídios, 75,5% eram negras. Nem mesmo a pandemia do Covid 19 parou a máquina de extermínio negro: só durante os meses de abril e maio, as polícias do Estado do Rio de Janeiro usaram mais força letal em operações policiais do que no ano todo de 2019. Em SP, segundo dados publicados no Diário Oficial deste sábado (30/05), no mês de abril o número de mortos por policiais militares em serviço no estado saltou 43,6% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A revolta nasce do cansaço de presenciar todas essas mortes, seja por bala perdida, seja por fome ou pelo racismo estrutural instalado no Estado. Nós, do Cursinho Livre Caburé, enquanto coletivo atuante em prol do acesso das populações negras, periféricas e marginalizadas ao ensino superior, nos solidarizamos e apoiamos as lutas antirracistas por justiça e liberdade! 🌍

VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

Categorias:

Escrito em: